A tecnologia aliada a saúde



Capaz de realizar até 1,4 milhão de bilhões de operações matemáticas por segundo, o supercomputador (HPC CRESCO6) fornecido pela Agência Nacional de Novas Tecnologias Italiana (Enea) está disponível para pesquisas científicas públicas e privadas e se tornou um forte aliado para o combate contra o COVID-19.

"Acreditamos que o supercomputador possa dar uma contribuição vital neste momento crucial para o nosso país na pesquisa de medicamentos, vacinas e processamento de dados", destaca o presidente da ENEA, Federico Testa. "Até o momento, já está disponível para a equipe de pesquisadores da Universidade de Florença, coordenada pelo professor Piero Procacci, que está trabalhando em um processo para bloquear o mecanismo de replicação do COVID-19 e, portanto, o desenvolvimento do vírus" , acrescenta Testa.  

Pelo menos dois compostos com características promissoras foram identificados em apenas alguns dias de testes com a equipe do professor Procacci da Universidade de Florença.  Após esta primeira fase do desenvolvimento estrutural dos compostos obtidos, o HPC CRESCO6 será utilizado para tentar identificar a estrutura molecular ideal para um possível medicamento antiviral específico para COVID-19.

Pesquisadores de instituições públicas e privadas que desejam enviar uma solicitação para aproveitar os recursos computacionais da ENEA podem escrever para crescoforcovid19@enea.it, indicando:


- Contato de referência com nome e sobrenome, email e telefone;
- Organização de associação com link para o site;
- Papel na organização;
- Campo de aplicação: 1) modelagem numérica; 2) inteligência artificial; 3) análise de dados;
- Descrição científica do projeto de cálculo relevante para a emergência COVID-19;
- Quadro de referência do projeto;
- Recursos computacionais atualmente utilizados e aqueles desejados.


Para mais informações: ict.enea.it