Vovó Lina com seus 102 anos curada do coronavírus



Certas tosses apareceram, mas ela não precisou de ajuda para respirar, não foi intubada e, muito menos usou um ventilador pulmonar. A Sra. Lina recuperada aos 102 anos voltou para casa após duas semanas no hospital, é um caso excepcional. 

"Minha crença é que no sistema imunológico dos centenários que passaram com sucesso pela infecção existe uma arma oculta: eles estão melhor equipados contra o vírus" assim disse Raffaele De Palma à AdnKronos Salute , imunologista e médica em medicina interna do Hospital San Martino de Gênova, que tratou a paciente idosa. Ela pediu a Lina: "Assim que possível, pediremos à senhora um pouco de sangue para entender melhor o segredo dos centenários" .

"Desejamos poder estudá-lo, para entender o papel do sistema imunológico dessas pessoas excepcionalmente longevas" . Lina, lembra De Palma, chegou ao hospital com sintomas respiratórios. Todos os testes necessários foram realizados e ela apresentou resultado positivo para coronavírus , mas ela dificilmente necessitou de tratamento especializado e não foi intubada. A maior parte do trabalho foi realizada pelo sistema imunológico da mulher. Uma mulher, enfatiza o médico, obstinado e lúcido, que fez uma vida extraordinária e cultiva interesses especiais. 

Ela é uma grande fã de Valentino Rossi , ama Queen, Fórmula 1 e patinação no gelo. De Palma insiste, é um caso excepcional. Na Ligúria, temos muitos pacientes idosos e de vida longa, mas a reação da mulher ao vírus merece ser estudada. Talvez, ao longo de seus 100 anos, ela tenha se deparado com muitos deles. Seu sistema imunológico agora está melhor equipado contra o Covid-19. 

Estes descritos são casos excepcionais. Casos em que a vida vence o mal. Sobre a morte. E a partir daqui, a pesquisa pode começar a dar um pouco de confiança a todos os milhares de pacientes que estão atualmente conectados a um respirador . Pacientes angustiados que precisam ser ajudados de alguma forma. Mesmo sondando o sangue de um centenário como Lina e seus colegas super-humanos.