Conheça os feriados de Portugal



Assim como em todos os lugares do mundo, Portugal possui seus feriados que são celebrados todos os anos e marcam a história do país. 

No total, Portugal tem 13 feriados nacionais: 


01 de janeiro – Ano Novo 
Abril – Sexta-feira Santa 
Abril – Páscoa 
25 de abril – Dia da Liberdade 
01 de maio – Dia do Trabalhador 
10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 
Junho – Corpo de Deus (Corpus Christi) 
15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora 
05 de outubro – Implantação da República 
01 de novembro – Dia de Todos os Santos 
01 de dezembro – Restauração da Independência 
08 de dezembro – Imaculada Conceição 
25 de dezembro – Natal 

Os feriados que não possuem datas são aqueles que variam conforme o ano, assim como no Brasil. Além destes, cada estado ou cidade possui seus feriados. 

SIGNIFICADOS 

DIA DA LIBERDADE 
O dia 25 de abril mudou a história de Portugal. Em 1974, o regime político que vigorava no país desde 1926 foi derrubado pelo golpe de estado militar. Esse dia ficou conhecido como Dia D, ou Revolução dos Cravos. Por isso é tão comemorado pelo povo português. 
DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS 
Esse dia também é conhecido como Dia Nacional de Portugal, onde se assinala a morte do poeta português, Luís Vaz de Camões, em 1580, que é reconhecido ainda hoje como o escritor mais importante do país. 

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA 
O feriado celebrado pela Igreja Católica se refere a Assunção de Maria. Esse é um dos mais importantes feriados católicos, realizado com muita romaria e festa. Nossa Senhora também é considerada a rainha de Portugal. 

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 
Outro feriado que marca a história de Portugal é do dia 05 de outubro, que atribuiu independência a nação. Foi a revolução deste dia, em 1910, que pôs fim a monarquia no país. Manuel de Arriaga foi o primeiro presidente eleito, em agosto de 1911. 

RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA 
No dia 01 de dezembro de 1640 Portugal restaurava sua independência. Essa foi a data que marcou o fim da União Ibérica entre Portugal e Espanha. Foi nesse período instaurada a casa da Bragança face à dinastia filipina. 

IMACULADA CONCEIÇÃO 
Outro feriado nacional religioso é comemorado em 08 de dezembro, em que se celebra a vida da Virgem Maria, mãe de Jesus. Assim como na Assunção, os fiéis da Igreja Católica também organizam romarias e festas.